terça-feira, 27 de maio de 2014

NA ESTRADA 24 ### 24 de maio de 2014

24 de maio de 2014  -  Lago di Garda

Vamos contornar o Lago di Garda, desta feita pela margem esquerda, rumo a Trento e depois Mel. Montanhas com gelo ainda, apesar de estarmos próximos do início do verão europeu.

Final de tarde e encontramos este camping na margem do lago. Muito bom.

LA ROCCA CAMP – Lago di Garda – Loc. S. Pietro – 37011 – Bardolino (VR) – www.campinglarocca.com

Vera foi verificar a temperatura da água. Gelada.

Peixes no lago.

20140525_083732

20140525_084346

20140525_084719

20140525_084955

Jantar no restaurante do camping. Truta grelhada e frutos do mar fritos, acompanhados de birra (cerveja).

25 de maio de 2014  -  Rumo a Mel

20140525_14444820140525_144454

20140525_144617

Viajando por um extenso vale. Montanhas dos dois lados. Estrada plana a custa de viadutos e túneis. Passamos por um de 3,2 Km.

20140525_14593420140525_145951

20140525_15103320140525_151315

As madeireiras ainda existem. Surpreende o solo italiano. Sempre muito pedregoso. Pequenas pedras arredondadas. Plantam muito sobre esta terra. Deve ser o motivo de quase sempre haver irrigação.

Os ciclistas voltaram. Hoje é domingo.

Pequenas praias, artificiais. Pedra miúda.

Não muito comuns aqui, mas um castelo.

Perto de Mel.

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. A área dolomítica estende-se entre as províncias de Belluno - que constitui sua parte mais relevante - Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Este é o Monte Serva com 2.133 m, que embeleza a cidade de Mel

MEL (Foto da Wikipedia – inverno)

Mel é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 6.173 habitantes. Estende-se por uma área de 85 km², tendo uma densidade populacional de 73 hab/km.

Um folder distribuido pela prefeitura informa que a história de Mel remonta ao Sec IX A.C.

A pequena praça do Centro Histórico. Aqui está localizada a Igreja, a Prefeitura, o Arquivo Histórico e outras repartições.

Eu colocando o pé na cidade de meu bisavô  (bisnonno).

Meu bisavô, SIMEONE DE PARIS, filho de Giuseppe e Maria, nasceu em Mel dia 2 de fevereiro de 1857. Aqui casou em 01 de janeiro de 1886 com a bisavó GIACOMA CRISTIANETTI DE PARIS. Ele com 28 e ela com 18 anos.

Imagino que pouco tempo depois tenham imigrado para o Brasil, Rio Grande do Sul, região de Monte Negro. Dentre vários filhos, JOÃO SIMÃO DE PARIS, meu avô.

Emociona estar aqui.

Igreja da Anunciação de Maria

Sua construção iniciou em 1765, após a antiga ser seriamente danificada por um raio.

Paredes ao lado do altar.

MADONNA COM IL BAMBINO, SAN ROCCO E SAN SEBASTIANO

Quadro de Giovanni da Mel, pintado em 1531.

IMG_2577IMG_2578IMG_2579IMG_2580

Estacionamento, sem energia e sem água.

Nuns painéis no estacionamento encontramos propaganda política das eleições que estão acontecendo hoje, domingo dia 25 de maio.

Dentre os candidatos Renato Marcello De Paris.

Amanhã vamos tentar encontrá-lo.

26 de maio de 2014  - Mel

Pequena feira na praça principal. É itinerante. Os feirantes utilizam vans com sistema hidráulico que abre estes enormes toldos. Fim da feira recolhem tudo e partem para a próxima cidade.

Na prefeitura nos ensinaram onde mora o Renato Marcello De Paris. Uma comunidade distante uns 3 Km do centro de Mel.

DSC01270DSC01272DSC01273DSC01274

Vários De Paris ( o deles é com D maiúsculo ) moram aqui, nem todos parentes entre si. Renato nos recebendo. Foi uma conversa e tanto. Eu não entendia italiano e ele menos ainda de português. Neivo e Leda ajudaram no possível. O italiano tem muitos dialetos. Claro que não chegamos e nem tentamos encontrar algum parentesco entre eles e o bisa Simeone que saiu daqui a mais de 100 anos.

Trocamos e-mails e voltamos para o centro até para deixar ele tratar da eleição. É candidato a conselheiro, um tipo de vereador. A chapa inteira é eleita.  Prefeito (Sindaca) e conselheiros. Ele é da  oposição.

Estou aqui para conhecer a cidade e conseguir a Certidão de Nascimento e Casamento do bisa para pleitear dupla cidadania. Já temos este documento, mas vencido. Preciso de um com data atual.

A cartorária está envolvida com a apuração da eleição. Não atende hoje.Ela se chama Paola De Paris.

Neste exato momento estão sendo apurados os votos. Olha só que pouca gente. De vez em quando chega um carro, com uma só pessoa trazendo urnas. Nenhum aparato de segurança.

O atual prefeito, candidato a reeleição está com uma margem tão grande que já estão cantando e abrindo espumantes.

O Renato perdeu a eleição. Fica para a próxima.

Tomando um café enquanto aguardávamos a apuração.

Acabamos de saber que a Paola De Paris não irá trabalhar amanhã por ter trabalhado desde sábado na eleição.

Peguei e-mail e endereço da prefeitura e vou resolver quando voltar para o Brasil.

Amanhã seguimos viagem.

1. Parabéns pela maravilhosa descrição da viagem, ilustrada pela emoção do encontro com longínquos parentescos. Auguramos que o Supremo Criador continue a acompanhá-los. Fraternos abraços. Darlou e Sandra

2. Linda viagem. Sua descrição nos coloca nos lugares visitados.
    Saudades do quarteto.
    Mauro e Silvana

3. Cheguei ao seu blog depois de muito procurar detalhes sobre Mel. São escassos, então seus posts me encantaram! Quero ler com mais calma.
    Minha busca é justamente porque meu antepassado italiano o qual herdarei a cidadania veio de Mel: Pietro Cristianetti, filho de Elia. Talvez sejamos parentes de longe!
    Muito obrigada por compartilhar sua experiência!

1. Acrescentando dados:
      Na certidão de batismo de meu bisavô Elia, já no Brasil (Caxias do Sul - RS), consta que seus padrinhos foram Giacomina Cristianetti e Giovanni De Paris.
      Será que Giovanni é teu avô João, e Giacomina tua bisavó Giacoma?

2. Corrigindo: Caxias do Sul não, Veranópolis.
      Caxias do Sul foi onde consegui a certidão.

4. Cheguei ao seu blog depois de muito procurar detalhes sobre Mel. São escassos, então seus posts me encantaram! Quero ler com mais calma.
    Muito obrigada por compartilhar sua experiência!

1. Olá Patricia! sou do Clã de Paris mas de uma geração mais recente! O Pietro Cristianetti provavelmente seja irmão da Giacoma casada com Simeone. Simeone negociou lote com o cunhado Pietro,tem algumas infos nas plantas baixas da colonia. Dez anos depois imigrou para o Alto Uruguai com o núcleo familiar

5. Olá, tudo bem.
    Me chamo Sedenir Marcos Deparis. Como vê meu sobrenome já foi juntado, mas os mais antigos ainda assinavam De Paris.
    Num estudo que fiz junto ao projeto imigrantes, vi relacionado o nome do eu bisavô e suspeito que Simeone era irmão de meu trisavô.
    Mas, o meu contato contigo além de dizer que essas imagens da viajem me encantam, tenho a pretensão de em 2018 viajar para a Itália.
    Visto que vi nos seus relatos que conseguistes email de alguns dos De Paris lá de Mel, se puder me passar gostaria muito de tentar algum contato com eles.
    Sei que alguém deles já esteve na minha cidade natal, Severiano de Almeida,RS nos projetos cidades gêmeas, mas infelizmente meu irmão ficou sabendo disso depois e não conheceu essa pessoa.
    Meu email é sedeparis@gmail.com.
    Também tento reunir informações sobre os familiares no blog afamiliadeparis.blogspot.com.